Apresentação

Eu sei que existem muitos blogs sobre Twilight, mas todos que eu conheço são extremados: ou Twilight é a primeira maravilha, tendo desbancado já as outras sete, ou é um lixo nuclear, cujo úúnico mérito é arder bem e sendo capaz de alimentar uma boa fogueira.
Este blog, portanto, se propõe a um meio-termo: a criticar algumas coisas, sim, mas, também, a encontrar aspectos positivos que merecem atenção e, até, alguma deferência.

Então, para estabelecer os pontos, sim, eu li os livros, e mais de uma vez. Se gostei? Muito! Mas não espere que eu inveje as descontroladas que arrancaram sangue dos pescoços na presença do ator que interpreta Edward; tampouco esperem que eu assine um daqueles blogs do tipo "porque nós odiamos twilight". Existe um meio termo em tudo isso, e é nele que estou.

Então, por tudo isso, mais um blog sobre Twilight!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

E agora, Bella Swan

Em primeiro lugar, gostaria de expressar meu repúdio à Bella dos
filmes. Acho que tentaram fazê-la com mais iniciativa, (como se ela
precisasse) mas, ao meu ver,
construíram uma das personagens mais chatinhas de todos os tempos.
Bella se acha. Ela entende tudo, sabe de tudo e, o que não sabe,
pesquisa no Google. O jeito que ela trata o pai, ninguém merece. O jeito
superior dela com as amigas, só Deus explica como elas aturam.
Supúnha-se que os vampiros fossem os seres sobrenaturais da trama, mas
Bella, com sua chatice sobrenatural, faz os vampiros parecerem meros
coadjuvantes deslocados.
Aparentemente o verão ao lado de Edward Cullen fez milagres, porque
a Bella do filme "Lua NOva" está ligeiramente mais suportável.
Mas, de verdade, o objetivo aqui é falar da personagem original, então,
vamos lá.
Ela começa como uma personagem ligeiramente chata no primeiro
livro, toda superior porque veio de uma cidade grande e toda enjoativa
com o seu jeito dramático de ver as coisas.
Muita gente fala mal de ela ser tão cobiçada no começo, mas é um
comportamento comum de jovens de uma cidade pequena em relação a outro
do sexo oposto de uma cidade grande, então tia Steph apenas refletiu a
realidade.
Então Edward aparece e ela vai melhorando, vai amadurecendo. `
como se as dificuldades porque vai passando fossem ajudando-a a separar
as coisas e a crescer, em um sentido mais amplo.
Dizem que Bella é muito submissa. Eu nunca entendi o fundamento disso.
Para mim, eles confundem arrebatamento amoroso com submissão afetiva. A
maior parte das análises sobre a submissão da Bella são, no mínimo,
parciais: pegam, como sempre, trechos isolados, frases, apenas, e, a
partir daí, deduzem tudo o mais.
Pessoalmente, não vejo desse
modo. Vamos lá, aonde os críticos estavam quando ela briga com Edward e
força as coisas até ficarem do jeitinho que ela quer, por várias vezes? NO primeiro livro,
eles nem namoravam ainda, e ela passa o maior sabão nele. Me refiro ao
trecho do "frustrante e não-frustrante"; e quando James começa a
persegui-la e ela se impõe diante de três vampiros com a melhor idéia? depois, quando Jacob entra em
cena e ele fica
com ciúmes (ahn, Edward jura que está só preocupado com a segurança
dela, mas só Bella acredita nisso) ela deixa muito claro que gosta de
Jacob e continuará a vê-lo sim, e força tanto a barra, que Edward acaba
levando-a até a fronteira um monte de vezes. "eu sou a suíça!" Em
Eclipse, idem: ela vai
indo, vai indo, até que ele fica com ela na batalha da clareira com os
recém-nascidos, e não lutando com os demais, como era o planejado.
"Aquele lance todo do compromisso. Acho que é até o nome do capítulo.".
E em
amanhecer, quem mesmo queria aquele bebê vampiro, em primeiro lugar? E,
antes disso, quem mesmo queria ter relações com o Edward, apesar da
opinião dele?
Tudo bem, ela cede
algumas vezes, e de forma fácil e até vergonhosa, mas daí a ser um
fantoche sem opinião, vai um longo espaço. Então, os críticos que me
perdoem, Bella pode até ser sonsa e lenta de vez em quando, mas quando ela
arranja uma prioridade, corre atrás sem pedir fiador e ponto final e
isso é o oposto de submissão.
Entretanto Edward vai embora em Lua Nova e entra em cena Jacob Black e,
com ele, uma nova Bella.
Uma das sacadas psicológicas mais bem feitas da Bella está aí:
existem duas dela: a Bella de Edward e a Bella de Jacob.
A Bella de Jacob se esbalda com a levesa que este lhe proporciona.
Ela não tem medo de ser palhaça, não precisa ser a adulta, não precisa
ser tão responsável. `um tipo Bella-zona-de-conforto que nunca pôde ser
quando precisava ter responsabilidade por ela e pela mãe e quando
namorava um homem com a cabeça do seu avô. A Bella de Jacob ri mais e é
mais ousada embora, claro, permanentemente meio infeliz, porque Edward
não estava por perto.
Eu chego a me perguntar quanto da "Bella de Jacob" é a "Bella de
Jacob", e quanto de toda aquela euforia é uma tentativa de sobreviver
ao Edward, como se, para seguir sem ele, ela não pudesse ser mais a
mesma pessoa.
`muito interessante a explosão dela, quando Alice reaparece. Como
se todo o monumento de "estou bem, ok?" ruísse de uma vez só e
sobreviesse a garota assustada e perdida que houvera ali, o tempo todo.
FOi, para mim, uma cena especialmente chocante, porque, lendo-a com
Jacob, eu quase acreditei que ela ficaria bem, simplesmente. Que ela
estava gradualmente envolvendo e sendo envolvida e que, em algum
momento, Edward seria apenas mais uma cicatriz na vida dela.
Daí vemos tudo de Volterra e, finalmente, Edward volta. Jacob
vira "o personagem que ficou sobrando", simpático, apaixonado e...
Lobizomem.
Edward tenta negar a Bella, tenta disfarçar tudo com quilos de
autruísmo, mas ele está morrendo de ciúmes do Jack o tempo todo... E
com razão. E Bella? Embora ela demore muito a perceber, ela também está
mortalmente dividida: a Bella de Jack e a Bella de Edward, apesar de eu
achar que o que pega mais seja um medo implícito de que Edward vá embora
outra vez, posto que ela não se acha suficientemente boa para ele.
Confesso que a protagonista da série não tem muito do meu respeito,
até aí. Eu não a detesto, veja bem. Tenho até empatia com a situação
dela, de ser, por exemplo, uma humana nada talentosa interagindo com um
monte de vampiros maduros e superpoderosos, mas ela não tem muito do meu
respeito.
Ela é só uma garota prosaica, que acerta e erra, como todo mundo e
tem dois caras de bandeja.

As coisas mudam quando Bella beija Jacob e admite que também o ama.
Sim, acho que foi a partir daí que ela mostrou quem realmente era. Foi
quando sentiu, tocou no fato de que se sentia emocionalmente envolvida
pelos dois, fisicamente atraída pelos dois, romanticamente entrelaçada
aos dois e decidiu fazer sua escolha.
Ela podia "enrolar". Ela podia fugir. Ela podia se mascarar. Ela
podia manipular Edward e Jacob facilmente, mas não fez. Ela decidiu. E
agiu. E arcou com a dor e a glória da própria escolha. E, finalmente,
ganhou meu respeito.
*Trecho transcrito ao final*
Ela assume que prefere o Edward, conta ao Jacob com honestidade
total e tem a coragem de chorar o que jamais terá até o fim, sem fugir
por um momento sequer, sem se iludir. Depois, junta os cacos e segue seu
caminho com o escolhido sem olhar para trás, até o momento em que começa
a gestar a alma gêmea de Jacob, mas aí, já é outra história.
Então vem o casamento e, bem grudadinho, a maternidade. Eu só vejo o
povo dizer que o parto dela é nojento, mas nunca vi ninguém se debruçar
sobre os efeitos que tornar-se mãe tem sobre a nossa personagem.
Tá bem, tem
muito de transferência na minha admiração por Bella ao arcar com um
bebê que
ninguém mais quer, a sofrer o que quer que seja, para ter um "final
feliz" que só ela vê. Ela faz alianças, aposta tudo e vai até ao fim e
produz, na minha opinião, uma das cenas mais lindas de toda série, que
é fazer Edward e Jacob lutarem por um único objetivo, a aliança mais
improvável de todo o enredo.
Já vi muitos descreverem o parto de Bella como estranho e repulsivo.
Eu penso que sou das poucas que achou aquilo tudo lindo, lindo de
chorar. A determinação
dela, a resistência, a coragem de ir até ao fim e, no final, os dois
ajudando o bebê a nascer, tentando mantê-la viva.
Aquilo é lindo demais. `o fim do processo. `a glória dele.
E o ciúme de Bella sobre Jacob ter o empiting com a Renesmey?
muito materno, se me permitem dizer. Bella mãe é muito fofa, muito...
Bela mesmo.
`um dos motivos pelos quais eu gosto de Crepúsculo, no frigir dos
ovos. Dá gosto ver aquela menininha mimada e dramática virar uma
mulher, parar de choramingar encima das próprias mágoas para lutar pelo
que quer, sem, para isso, precisar manipular ninguém, como certas
heroínas fazem por aí.
É isso. Quem quiser atirar, vá em frente. Abaixo, os trechos
prometidos.

--------------


Reencontro de Bella e Alice:

Imóvel e branca de uma forma que não era natural, com os grandes olhos
escuros atentos em meu rosto, minha visitante esperava
completamente parada no meio do corredor,
linda além da imaginação. Meus joelhos tremeram por um segundo e eu
quase caí. Depois me atirei para ela. ­ Alice, ah, Alice!
­ gritei, enquanto me jogava. Tinha
esquecido como Alice era dura; era como correr direto para um muro de
cimento. ­ Bella? ­ havia um misto estranho de alívio
e confusão em sua voz. Abracei-a, ofegando,
tentando sentir o máximo possível o cheiro de sua pele. Não era igual a
nada ­ não era floral nem picante, nem cítrico nem
almiscarado. Nenhum perfume no mundo podia
se comparar àquilo. Minha memória não lhe fazia justiça. Não percebi
quando o ofegar se transformou em algo mais ­ só vi
que estava chorando quando Alice me arrastou
para o sofá da sala e me colocou em seu colo. Era como me enroscar numa
pedra fria, ma uma pedra que contornava confortavelmente
o formato de meu corpo. Ela afagou
minhas costas num ritmo suave e esperou que eu me controlasse. ­ Eu...
Desculpe ­ balbuciei. ­ Estou tão... feliz... por
ver você! ­ Está tudo bem, Bella. Está tudo
bem. ­ Sim ­ chorei. E pela primeira vez parecia estar mesmo.

(Lua NOva)


----------------


A Bella de
A Bella de Edward e a Bella de Jacob

Eu fiz o caminho para o meu quarto, cega e tropeçando. Uma vez dentro,
eu lutei com o abridor da minha pulseira, tentando
abrí-la com
os dedos tremendo. "Não, Bella", Edward sussurrou, capturando as minhas
mãos. "Isso é parte de quem você é". Ele me puxou
para o berço dos seus braços e os soluços
ficaram livres de novo. O mais longo dos dias parecia estar se esticando
mais e mais. Eu me perguntei se ele ia acabar um
dia. Mas, apesar da noite ter se passado
implacavelmente, não foi a pior noite da minha vida. Eu tirei conforto
disso. E eu não estava sozinha. Havia uma boa quantidade
de conforto nisso também. O medo
de Charlie de descontroles emocionais evitou que ele viesse me checar,
apesar de eu não ter ficado quieta - ele provavelmente
não dormiu mais que eu. A minha compreensão
tardia parecia insuportavelmente clara essa noite. Eu podia ver cada
erro que eu havia cometido, cada dano que eu havia
causado, as coisas pequenas e as coisas grandes.
Cada dor que eu havia causado a Jacob, cada ferida que eu havia dado a
Edward, foram aumentando em pilhas organizadas que
eu não podia

ignorar e nem negar. Eu me dei conta de que estive errada o tempo
inteiro sobre os imãs. Não eram Edward e Jacob que eu
estava tentando forçar a ficarem juntos,
eram as duas partes de mim mesma, a Bella de Edward e a Bella de Jacob.
Mas elas não podiam existir juntas, e eu nunca devia
ter tentado. Eu havia causado tanto
dano. Em algum ponto da noite, eu me lembrei da promessa que havia feito
a mim mesma essa manhã - que eu nunca faria Edward
ver vertendo outra lágrima por Jacob.
Esse pensamento trouxe uma rodada de histeria que assustou Edward mais
do que a choradeira. Mas isso passou também, quando
teve que passar. Edward disse pouco; ele
só me segurou na cama e me deixou arruinar a camisa dele, pingando de
água salgada. Levou mais tempo do que eu esperava
para aquela parte menor de mim, a parte quebrada,
chorar tudo. Aconteceu, no entanto, e eventualmente eu fiquei exausta o
suficiente pra dormir. A inconsciencia não trouxe
alívio completo da dor, só uma calma entorpecida,
como se fosse um medicamento. A tornou mais suportável. Mas ela ainda
estava lá; eu estava consciente dela, mesmo adormecida,
e isso me ajudou a fazer os ajustes
que eu precisava fazer. A manhã trouxe consigo, se não uma perspectiva
mais clara, pelo menos uma medida de controle, alguma
aceitação. Instintivamente, eu soube
que a nova lágrima do meu coração sempre doeria. Isso simplesmente seria
uma parte de mim agora. O tempo faria ser mais
fácil - isso era o que todo mundo sempre
dizia.

(Eclipse)

*****
Bella com ciúmes de Renesmey - So sorry, mas eu não consegui não postar
essa parte!!!



"Eu olhei
para Jacob, uma expressão meio furiosa e ansiosa. Os olhos dele estavam
fixados no rosto de Renesmee. Com todos colados,
foi tocado no mínimo por seis vampiros diferentes
naquele momento, e não pareceu incomodá-lo nenhum pouco. Ele realmente
iria continuar para me proteger de mim mesma? O que
poderia ter acontecido durante minha transformação---
minha alteração em algo que ele odeia --- que poderia o tornar tão
afetado para essa necessidade? Eu pensei nisso,
vendo-o
encarando minha filha. Encarando ela como...
como se ele fosse um homem cego vendo o sol pela primeira vez.

"Não!" Eu disse. Os dentes de Jasper se juntaram e os braços de Edward
se colocaram no meu corpo como se estivesse me enforcando.
Jacob tirou Renesmee dos meus braços
no mesmo segundo, e eu não tentei segurá-la. Porque eu senti vindo --- o
momento
pelo que eles estavam esperando. "Rose," Eu disse
entre meus dentes, bem lentamente e precisa.
"Pegue Renesmee." Rosalie a abraçou em seus braços, e Jacob deu minha
filha para ela de primeira. Ambos se afastaram de
mim. "Edward, eu não quero te ferir, então
por favor se afaste de mim." Ele hesitou. "Vá ficar em frente à
Renesmee," Eu sugeri. Ele deliberou, e então me soltou.
Eu me desviei da minha multidão de caça e
dei dois lentos passos em direção a Jacob. "Você não.." Eu disse a ele.
Ele se afastou, com as palmas das mãos para cima,
tentando argumentar comigo. " Você sabe
que não é algo que eu posso controlar." " Seu estúpido vira-lata. Como
você pôde? Meu bebê!" Ele se jogou na frente da porta
agora enquanto eu o enfrentava, meio
querendo se afastar para as escadas. "Isso não foi idéia minha, Bella!"
"Eu a segurei uma vez, e você já achou que você
teve algum direito sobre ela? Ela é minha
"Eu posso dividir", ele disse argumentando conforme recuava pelo
gramado. "Pague por isso" Eu ouvi Emmett dizer atrás de
mim. Uma pequena parte do meu cérebro perguntou
quem tinha sido contra esse resultado. Eu não perdi muita atenção nisso.
Estava tão furiosa. "Como você se atreve a ter
impressão com meu bebê? Você perdeu a noção?"
"Isso foi involuntário!" Ele insistiu, indo para as árvores. Então ele
não estava sozinho. Os dois grandes lobos reapareceram,
ao lado dele. Leah me tocou. Um apavorante
resmungo se rasgou através de meus dentes de volta a ela. O som me
perturbou, mas não o suficiente para me impedir de avançar.
"Bella, você poderia me ouvir apenas
por um segundo? Por favor?" Jacob implorou. " Leah, sai fora," Ele
adicionou. Leah enrolou seus lábios para mim e não se
mexeu. "Por que eu deveria escutar?" Eu
falei em tom de desaprovação. A fúria dominando minha cabeça. Isso
preencheu tudo e todos. "Porque você é a única que me
disse isso. Você lembra? Você disse que
nós pertencíamos a vida um do outro, certo? Que nós éramos família. Você
disse que era como se você e eu fossemos destinados.
Então... Agora nós somos. `o que você
queria." Eu o olhei ferozmente. Eu lembro dessas palavras. Mas meu novo
cérebro estava a dois passos de tirar sua cabeça.
"Você acha que você vai ser parte da minha
família sendo meu genro!" Eu disse. Minha voz passou por duas oitavas e
continuou parecendo música. Emmett riu. "Pare ela,
Edward," Esme disse. "Ela vai se arrepender
se o ferir." Mas eu senti uma perseguição atrás de mim. "Não!" Jacob
estava insistindo na mesma hora. "Como você não pode
ver isso dessa forma? Ela é apenas um bebê,
por todos os demônios!"

"Esse é meu ponto!" Eu gritei. "Você sabe que eu não penso nela dessa
maneira! Você acha que Edward teria me deixado viver
esse tempo todo se eu a visse assim? Tudo
que eu quero é que ela tenha uma vida feliz e segura--- Isso é tão ruim?
`muito diferente do que você quer?" Ele estava
gritando de volta para mim. Além das palavras,
eu gritei um resmungo a ele. "Ela é maravilhosa, não é?" Eu escutei
Edward dizer. "Ela não foi ao pescoço dele nem mesmo
uma vez," Carlisle concordou, parecendo
chocado. "ôimo, você ganha essa," Emmett disse rancorosamente. "Você
ficará longe dela," eu assobiei para Jacob. "Não posso
fazer isso!" "Tente.Começando
agora." "Não é possível. Você lembra o quanto me queria por perto três
dias atrás? O quanto era difícil estarmos separados
um do outro? Isso acabou pra você agora,
não é?" Eu olhei furiosa, incerta do que ele estava implicando. "Isso
era ela," ele contou. "Desde o começo. Nós tivemos
que estar juntos, até depois." Eu me lembrei,
e então entendi; uma pequena parte de mim estava aliviada por ter a
loucura explicada. Mas aquela ajuda de alguma forma
só me fez ficar mais irritada. Ele estava
esperando que aquilo fosse o bastante pra mim? Que aquele único
esclarecimento me faria achar tudo bem? "Fuja enquanto você
ainda pode," Eu ameacei. "Vamos lá, Bells!
Nessie gosta de mim também," ele insistiu. Eu congelei. Minha respiração
parou. Por trás de mim, ouvi a falta de som que
eram suas ansiosas reações. "Do que... você
a chamou?" Jacob deu um passo para trás, dando um olhar envergonhado.
"Bem," ele murmurou, "Aquele nome que você sugeriu
é meio que boca cheia e ­" "Você apelidou
minha filha de O monstro do Lago Ness?" Eu berrei. E então disparei
contra sua garganta.
"



(Amanhecer)

P.S.: Submissa? Mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário