Apresentação

Eu sei que existem muitos blogs sobre Twilight, mas todos que eu conheço são extremados: ou Twilight é a primeira maravilha, tendo desbancado já as outras sete, ou é um lixo nuclear, cujo úúnico mérito é arder bem e sendo capaz de alimentar uma boa fogueira.
Este blog, portanto, se propõe a um meio-termo: a criticar algumas coisas, sim, mas, também, a encontrar aspectos positivos que merecem atenção e, até, alguma deferência.

Então, para estabelecer os pontos, sim, eu li os livros, e mais de uma vez. Se gostei? Muito! Mas não espere que eu inveje as descontroladas que arrancaram sangue dos pescoços na presença do ator que interpreta Edward; tampouco esperem que eu assine um daqueles blogs do tipo "porque nós odiamos twilight". Existe um meio termo em tudo isso, e é nele que estou.

Então, por tudo isso, mais um blog sobre Twilight!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Um cara normal x Edward Cullen - Uma análise minimamente racional

Já vi isso tantas vezes, que preciso escrever a respeito:

Meus comentários marcados por asteriscos


Comparando um cara normal à Edward Cullen

Um cara normal diria: Te amo, baby!
Edward Cullen diria: Você agora é minha vida.

****

O que é a mesma coisa, só que com mais lantejoula.

Um cara normal diria: Acho que estou me apaixonando por você.
Edward Cullen diria: O leão se apaixonou pelo cordeiro.

***

Essa frase fica bonitinha no contexto. Mas, pelo amor de Deus, que
cara diria uma frase dessas para uma garota? Pelo amor de Deus,
visualizem a cena... O cara olha pra você, do nada e diz "então o leão
se apaixonou pelo cordeiro".... Parece coisa de psicopata.



Um cara normal diria: Seu cabelo esta parecendo um monte de feno; vá
pentear!
Edward Cullen diria: Seu cabelo esta parecendo um monte de feno, e está
muito lindo.


***

Um namorado normal poderia dizer as duas coisas. Depende da fase do
namoro. A frase do Edward seria para o primeiro dia de namoro - o que
era o caso no livro; a outra frase seria para os dias posteriores, o que
está mais que certo. Sejamos objetivos: quem aguentaria essa melação
todos os dias? E, a propósito, aonde vocês estavam quando Edward diz,
com todas as letras, que Bella está fedendo?


Um cara normal escolheria uma música qualquer de um artista por aí e
dedicaria a você.
Edward Cullen cantaria uma música que ele escreveu em sua homenagem
enquanto tocasse piano.

***

Sendo ele compositor e pianista e tendo um piano em casa, não faz mais que quase
sua obrigação. Além do mais, existe uma penca de "caras normais"
compondo músicas para suas amadas... E lindas músicas, a propósito. De
onde vocês acham que os compositores buscam inspiração para escreverem
suas músicas de amor?

Se você morresse, um cara normal encontraria outra.
Se você morresse, Edward se mataria porque a vida sem você não valeria a
pena viver.

***

Suicídio não é bonitinho, gente. Pode ter pompa, mas não é legal.
Edward estava errado quando tentou, e eu pensei que a autora tivesse
deixado isso muito claro nas concequencias:
1 - Ele ia se matar com Bella ainda viva!
2 - Ele chamou a atenção dos Volturi para a família Cullen, o que rendeu
parte da confusão dos livros seguintes;
3 - Ele tenta se suicidar, Bella é posta em risco para tentar salvá-lo e
ainda por cima fica de castigo por causa dele.
Então, por mais lindo que vocês
tenham achado ele lá, parado em Volterra, prestes a morrer por amor
enquanto Bella saía gritando "Edwaaaaard!" por entre a multidão, por
mais que vocês tenham adorado ela se atirando nele e ele a recebendo com
versos de Shakspeare sussurrados ao pé do ouvido, por mais que vocês
tenham se excitado com a
adrenalina do momento, suicídio não é
prova de amor. Ponto.





Quando você sai de casa, um cara normal diria: Tchau, nos vemos depois!
Quando você sai de casa Edward Cullen diria: Volte para mim, meu amor.

***

Ooops, aonde ele diz isso? *confusa*
A propósito, em mais de uma ocasião ele pede para ela sair de casa.
Apenas um único exemplo: Eclipse, cap 1.

Quando você voltasse pra casa, um cara normal estaria vendo tv e nem
notaria.
Quando você voltasse pra casa, Edward Cullen estaria te recebendo ao som
de uma música ao piano.

***

Ele só faz isso uma vez. E, sem querer desmerecer o romantismo, ele
já estava ao piano quando ela se aproximou da casa. Foi só mudar a
música. E, gente, de boa, muitos namorados /
maridos são bem mais conscientes da presença da companheira que isso aí.



Um cara normal, enquanto dirigisse, manteria uma mão no volante e outra
no rádio.
Edward Cullen, enquanto dirigisse, manteria uma mão no volante e outra
deslizando por seus cabelos.

***

É tão incomum assim rapazes tocarem as parceiras nos carros??? Um,
eu acho que não.


Quando estivessem em diferentes lugares, um cara normal diria: Sinto sua
falta.
Quando estivessem em diferentes lugares, Edward Cullen diria: É como se
você tivesse levado metade de mim junto a ti.

***

Aonde ta essa frase? E o sentido é o mesmo.


Um cara normal nem notaria ou se importaria que você tivesse pesadelos.
Edward Cullen cantaria até que seus pesadelos se fossem.

****

Meu marido não é, de jeito nenhum, romântico como Edward...
Mas ele se importa muito com os meus
pesadelos, especialmente quando eu fico gemendo ou gritando por causa
deles - que era justamente o que Bella fazia. Então, vai por mim: se
você estiver na mesma cama com a pessoa, ignorar os pesadelos dela não
é uma opção viável.


Um cara normal esperaria você trazer café da manhã pra ele.
Edward Cullen te faria café da manhã todos os dias.

***

NOs livros ele só faz café da manhã para ela uma vez: na Lua de Mel.
Levando em conta como ele se sentia sobre a noite anterior, era o
mínimo que podia fazer.
A propósito, caras normais esperam que a mulher leve café na cama
para eles?


Um cara normal compra flores e chocolates pra você.
Edward Cullen te compra um carro. (A melhor parte! HAHA!)



***

*Acho que vou vomitar* Tudo bem, que seja. Com a dinheirama toda que
ele tinha, isso era bem natural. Mas se vocês querem mesmo saber, ele
comprou aquele carro mais por ele, que se sentia incomodado com a
velocidade do dela, que para Bella, que, se vocês não lembram, se sentia hiper
constrangida por ser o centro das atenções. Na verdade, ele praticamente
obrigou-a a aceitar o carro. E então, continua sendo ponto para Edward?



Sim, eu estou "descontruindo" a figura do Edward. Pelo que acredito,
ele tem méritos, sim, mas os estão em outro lugar.
Isso tudo que é descrito aí são lantejoulas, coisinhas mais ou menos
comuns em começo de namoro. A vida normal é muito mais que isso... E
muito mais gostosa, por sinal.
Observei que as expectativas da autora e de todas que redistribuem
essa mensagem estão muito baixas. Então eu gostaria de dizer que Edward
Cullen não está ao nosso alcanse, afinal, ele nem existe! Mas que,
e+ntretanto, existe por aí muito "cara normal" cheio de amor pra dar.
Basta saber procurar... E impor respeito, quando necessário.

+

Nenhum comentário:

Postar um comentário