Apresentação

Eu sei que existem muitos blogs sobre Twilight, mas todos que eu conheço são extremados: ou Twilight é a primeira maravilha, tendo desbancado já as outras sete, ou é um lixo nuclear, cujo úúnico mérito é arder bem e sendo capaz de alimentar uma boa fogueira.
Este blog, portanto, se propõe a um meio-termo: a criticar algumas coisas, sim, mas, também, a encontrar aspectos positivos que merecem atenção e, até, alguma deferência.

Então, para estabelecer os pontos, sim, eu li os livros, e mais de uma vez. Se gostei? Muito! Mas não espere que eu inveje as descontroladas que arrancaram sangue dos pescoços na presença do ator que interpreta Edward; tampouco esperem que eu assine um daqueles blogs do tipo "porque nós odiamos twilight". Existe um meio termo em tudo isso, e é nele que estou.

Então, por tudo isso, mais um blog sobre Twilight!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Fico me perguntando se todos lemos o mesmo livro

Sim, sim, com mais frequencia do que seria de se supor, eu me faço
essa pergunta.
Uma acusa tia Steph de ter feito Edward Cullen um homem perfeito -
assim é muito fácil fazer um ídolo: apenas pegue todas as virtudes,
nenhum defeito e está pronto.
Objetivamente, aonde ela estava quando passou por páginas em que ele
manipulava, superprotegia e até mesmo mentia?
A primeira grande mancada dele foi deixar a Bella "para seu próprio
bem", sem perguntar a opinião dela. Ele mereceuu que Jacob se m etesse
no meio, e mereceu quase perder a garota por causa disso.
A segunda foi quando ele decidiu se matar, sem se permitir um
milímetro sequer de dúvida; a terceira foi quando ele pegou no pé da
Bella sobre ela ver Jacob, afinal de contas, lobisomens são muito
instáveis - sim, sim, e Jasper é um poço de estabilidade, naturalmente.
Depois, quando ele mentiu para Bella, quando Victoria viria em seu
incalço, e ainda reclamou de Jacob quando este lhe disse a verdade,
proferindo a frase mais irritante de todo o livro "melhor enganada que
assustada".
E a lista continua até amanhecer, quando ele só não faz mais
burradas, porque a maior parte do livro é narrada por Jacob Black e ele
está ocupado demais com tudo que acontece em torno para se fixar nas
erros de Edward. Mas, a propósito, ele mente para ela por causa de uma
besteirinha. Uma "mentira inofensiva", mas totalmente desnecessária.
Há, entretanto, outras que dizem que Edward é horrível, não tem nada
de bom e coisas assim.
Me pergunto aonde elas estavam quando ele pediu desculpas a Bella de
todas as vezes, e não só pediu desculpas como mudou, efetivamente. OU
ainda aonde elas estavam quando ele forneceu a Jacob doses de
honestidade e transparência que seriam impossíveis de esperar, ou quando
ele deixou Bella livre para escolhewr com quem realmente queria ficar, e
ainda esteve com ela enquanto ela chorava toda a dor por ter desistido
de Jacob, sem uma reprimenda sequer; ou ainda quando ele se colocou de
verdade em segundo plano, em atenção às necessidades ou ao bem-estar de
outras pessoas, não uma, mas várias vezes.
OUtras dizem que Bella é submissa. Submissa? Aonde elas estavam nas
diversas vezes em que Bella briga com Edward e vence a questão, a
propósito?
Conclusão: Edward é o vampiro mais humano que eu já li e,
definitivamente, nem todos lemos o mesmo livro.
Mas, voltando às diferenças de interpretações e sentimentos, vi uma
comunidade com o gentil nome de "Edward, me chama de garrafinha",
aludindo à passagem em que Bella está bebendo limonada e eles conversam.
Acho que elas pensam que Edward é quem bebeu a tal limonada (não me
perguntem como), e dizemq que querem ser a garrafinha para estarem na
boca dele.
Alô!!! Edward mordeu um pedaço de pizzaa. Se vocês quiserem ser
chamadas de pizzinhas, vão em frente, mas lembrem-se de que, quem comeu
o resto do pedaço foi a Bella.
Garrafinha ou pizzinha, portanto, é na boca da Bella que vocês vão
parar. Gostar ou detestar, tá valendo, mas com um mínimo de coerência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário